terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Caleidoscópio

                              - Vinícius -
                          
- Tenho medo do escuro, dizia ele constantemente.
- E por que, Vinícius?
- Tem monstros. Muitos...
- E quando a noite chega, o que você faz?
- Só durmo com a luz acesa.
- Se faltar luz?
- Eu cubro a cabeça!
- Aí fica mais escuro ainda... Sabe, Vinícius, eu tenho uma ideia que talvez possa ajudá-lo a vencer esse medo.
- O que é?!
- Toda vez que vier o medo do escuro, pense nos cegos.
- Pra quê, professora?
- Porque quando anoitece, você pode acender uma lâmpada ou uma vela para afastar os seus monstros e fantasmas, mas e eles?
Vinícius me olhou como se me visse pela primeira vez e se foi.
Era o recesso de julho.
Algum tempo depois, ao retornarmos às aulas, ele aproximou seu rosto do meu e disse com um ar de cumplicidade:
- Perdi o medo do escuro!

Eu ainda tenho os meus próprios medos, mas quando me lembro do meu ex-aluno e da minha receita tão simples e tão eficaz para ele, vou me esquecendo deles por aí...

4 comentários: