quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O pedinte antenado




                                           


As paredes seculares da Igreja de Santo Expedito, no centro da cidade, servem de apoio para as costas do nosso personagem que, contrariando o comum, forra o chão com um plástico espesso e veste-se com roupas aparentemente limpas.

As muletas na calçada ao lado das pernas em desalinho nos falam de sua deficiência. Observo que tem algo nas mãos e os fios plugados ao seu ouvido me dizem que está antenado à modernidade.E eu me pergunto o que leva uma pessoa, só pelo fato de ter as pernas inertes, tornar-se alvo da caridade pública.

De imediato trago-o aos nossos dias, às nossas atitudes de meros pedintes que nos tornamos ao expormos nossas feridas morais, nossas deficiências afetivas à piedade alheia, forçando nossos irmãos planetários apiedarem-se de nós, estendendo-nos sua atenção e tempo preciosos em função dos nossos problemas, como se a falta de algo ou de alguém nos impedisse de trabalhar em prol do nosso próprio crescimento, maturidade e independência.

Tomemos o exemplo do físico britânico Stephen Hawking a quem a vida retirou quase tudo deixando-lhe intacta a inteligência. E ele, recusando-se ao papel de pedinte, fez-se gerente da empresa de sua própria vida, superando a si mesmo e servindo à humanidade com suas contribuições científicas.


                                                                     
                                                                   




                                                                                                                                       

2 comentários:

  1. De maneira concisa e elegante seu texto nos lembra de coisas esquecidas em meio a essa tumultuada vida cotidiana. Valeu o despertamento!




    ResponderExcluir
  2. Iuj homoj amas almozpeti. Hierau mi parolis al juna kruro-kriplulo, al kiu oni proponis laboron, kiu ne dependus de la kruroj. Li rifuzis, dirante, ke li ne emas perdi sian invalidan pension...

    ResponderExcluir