sexta-feira, 26 de maio de 2017

A SétimaArte


Desde muito jovem fora fascinado pela chamada Sétima Arte. Tão logo tivesse uma chance, ei-lo em meio à sala de exibição dos grandes ou médios cinemas da cidade.

E o desvelo e seriedade com que acompanhava o desenrolar das histórias, que ganhavam aos poucos o movimento encantado dos rolos enormes a projetarem no telão os dramas, comédias, lendas, ficções ou quaisquer outros gêneros era tal, que chegava mesmo a intrigar, surpreender a quem o ouvisse em seu entusiasmo narrativo.

Era como se aquele universo fizesse parte de sua vida.

Uma tarde...

“Luzes! Câmera! Ação!”
“Aconchegue mais a moça ao seu corpo! Assim! Quero bastante realismo na próxima tomada!” Era a voz seca de um diretor, que atuava num humor daqueles...

Alguns segundos, e o nosso personagem não sabia sequer onde colocar as mãos, o raciocínio, a vergonha de sentir-se assim, totalmente exposto.

“Corta!”
“Isso tem que parecer o mais natural possível! Fui claro?!”

“Mas...”

“Não tenho tempo para argumentações.”

“Luzes! Câmera! Ação!”
“Beije a moça!”

”Mas como eu posso beijar uma desconhecida?!”

“Desconhecida? Eu?! Como ousa falar comigo assim? Uma atriz de fama internacional!”

“Perdoe-me, senhorita! Não quis ofendê-la! Aprecio demais a sua atuação e não perco um filme seu!”

“Falando assim eu posso até me apaixonar... Você é tão atraente...”

“Corta! Isso não está no script!”
“Silêncio!”
“Luzes! Câmera! Ação!”
“Beije a moça, já disse! Agora!”

“Mas eu não sou ator!”

“Corta! Cooorta!”

Inesperadamente ele volta-se para a tela e suplica a plenos pulmões:

“Socorro! Alguém me tire daqui, por favor!”

- E aí, amigo, posso ajudar em alguma coisa?

Era o lanterninha, que tocando de leve em seu ombro, num sorriso disfarçado, resmunga:

- Mas é cada uma que me aparece... além de dormir ainda sonha!”


4 comentários:

  1. No escurinho do cinema, chupando drops de aniz... Que delícia de conto rápido! O próprio estilo narrativo lembra a sétima arte. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Narrativa leve, com uma pitadinha de humor. Boa de ler.

    ResponderExcluir
  3. Bonhumora kronikaĵo, kiu revivigas la antikvan romantikan frekventadon de tradiciaj kinejoj. Tre amuza!

    ResponderExcluir
  4. Dirce, muito bom! Consigo ver a cara do sonhador.... sentindo toda a emoção daquele beijo.

    ResponderExcluir