segunda-feira, 8 de março de 2021

Eu e as palavras


                               

 Sempre me relacionei bem com as palavras e sempre houve uma grande camaradagem entre a gente.

Uma espécie de acordo, de chave de casa, de idas e vindas sem cobranças.

As vezes, quando o sono se perdia não se sabe exatamente onde, elas chegavam para me fazer companhia e teciam histórias das mais variadas, convidavam personagens diversos, ora engraçados, ora tristonhos, ora musicais, ora poéticos.

E minha função na madrugada era passar um café com alguma mistura, como se diz no interior, e ouvir toda aquela prosa boa, que, a pedido das palavras mesmo, eram anotadas por mim.

Leia para nós, elas me pediam, se fazendo de platéia a rir ou chorar comigo até que o regresso inesperado de sono  interrompesse a nossa reunião.

Hoje as palavras não aparecem com a mesma frequência de antes ou chegam para uma visita de médico, alegando falta de tempo para ficarem até mesmo para um café...

De vez em quando sinto vontade de sair a procurá-las, mas prevalece a velha mania de respeitar a vontade alheia e permaneço onde estou.

Mas sinto saudade, confesso.

Aliás, saudade nunca se foi. É uma velha amiga que acabou tornando-se uma dedicada cuidadora, principalmente quando percebe que insisto em repetir que guardei alguma palavra, mas não sei exatamente onde...

Saudade é muito generosa. Aliás, ela me faz acreditar que minha memória pode até dar alguns probleminhas, mas no que depender dela, jamais se apagará.

Então, eu apóio a cabeça em seu ombro e divido com ela a minha queixa:

Embora a tecnologia seja incrível, ela jamais substituirá a presença dos nossos amores, nem mesmo das palavras que insistem em se afastar de nós, sabia?

Mas eu estou aqui, diz ela num sorriso complacente.

Então começamos a nos lembrar de tanta coisa, de um jeito tão descontraído, que nos demoramos em abrir a porta aos toques insistentes... Eolha que surpresa boa! Não é que todas as palavras ausentes voltaram querendo saber porque nós duas tanto ríamos.

Acho que descobri que quem afugenta as palavras de nós são o mau humor e a queixa.

Mas vamos combinar que esses dois são capazes de mandar embora até os amigos mais generosos, não?

3 comentários:

  1. Quanto lirismo! Esse foi o recado necessário mais bonito que já recebi! Obrigada, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Bela kronikaĵo! Plej bona kompanio por homo estas li mem. Plej kontentiga interparolanto, plej komprenema kunbabilanto!

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão sobre a matéria prima do texto. Palavra!

    ResponderExcluir