domingo, 27 de outubro de 2013

Vlap, o morceguinho curioso










            

Vlap era um morceguinho muito diferente de seus irmãos.
E quem desejasse visitá-los em casa, ficaria sabendo que eles moravam naquela árvore grande bem em frente à Universidade.

Mas apesar de morar em um ambiente tão movimentado, ele vivia triste, muito triste, porque seus dias eram sempre tão iguais!

Certa vez ele decidiu sair voando sozinho e descobriu ali, bem pertinho de sua árvore-casa, uma Brinquedoteca! Uma lindeza!
Mas quando começou a explorar aquele espaço mágico, repleto de  jogos, brinquedos variados, fantasias encantadoras, livros coloridos, com muitas figuras até da família dele... ouviu vozes.

Hora de me esconder. Pensou. As pessoas têm medo de morcegos... Por que será? Será que é por causa das histórias terríveis que inventam sobre nós? Mas nós somos tão amigos da mãe-natureza, ajudamos na polinização das flores, por que será que elas não gostam da gente? Pensava ele, escondido todo encolhidinho entre um dos armários e a parede.

As crianças entraram falando alto, escolhendo o melhor lugar para se sentar, conversar, perguntar tudo, aprontar todas e nem imaginavam que tinha alguém escutando tudo o que elas diziam...

E esse alguém se sentiu muito, muito triste quando uma menina, olhando um livro esquecido sobre o almofadão, apontou a ilustração da capa e exclamou numa careta:

- Ai, meu Deus! Que bicho feio!
- Qual?
- Este aqui, disse apontando para a ilustração.
- Como é nome desse bicho aqui, tia?
- É um morcego.
- Ai! Muito feio...

E Vlap entendeu então que as pessoas temiam os morcegos por causa de sua feiúra. Ah! Por que ele não nascera beija-flor?
Os beija-flores são tão lindos! E todo mundo gosta deles...
Mas ele tinha que se conformar com seu destino...
De repente, uma idéia: e se ele se vestisse de beija-flor? Será que daria certo?


Depois que todo mundo foi embora e as estrelas começaram a brincar de pique esconde com algumas nuvens, Vlap voltou para casa e começou a contar para os irmãos sobre a sua grande descoberta e seu grande sonho em se tornar um animalzinho de estimação das crianças da Brinquedoteca.

Será que alguém daqui adotaria um morceguinho como seu bichinho de estimação?

Bom, dizem que quando a gente deseja alguma coisa com toda sinceridade, aquilo vira verdade e um dia... olhem só o que aconteceu:

 Vlap foi descoberto pelas crianças e pelas tias da Brinquedoteca porque ficou até tarde lendo um livrão de Fábulas e acabou sendo flagrado dormindo sobre o livro!

E agora?! O que será que aconteceu com o nosso simpático morceguinho?

Será que as crianças maltrataram o Vlap? E as tias?
Mas olhem só que surpresa boa!

Porque ali naquela Brinquedoteca as crianças aprenderam a amar e respeitar todos os seres da criação com as lições e músicas de Francisco de Assis, elas tiveram uma reação surpreendente:

Fotografaram o morceguinho e pediram a ele que fosse contar a história da sua vida e de toda sua família para todo mundo na Brinquedoteca. Não é lindo?!

E o público teve a chance de ver o nosso Vlap, todo arrumadinho, com uma roupinha bem linda,  óculos redondinhos, com um livro que ele mesmo tinha escrito, começando a sua história igualzinho os grandes escritores:

Era uma vez...






3 comentários:

  1. Mais um charmoso personagem ganha vida pela varinha mágica de Dirce Sales. Uma narrativa didática que merece frequentar as salas de aula. Alô , Prefeitura do Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  2. La rakonto enhavas la lirikon, purecon kaj naivecon de la infana mondo. Shajnas ke la delikata autorino mem vivas en tia mondo de fantazio - tiel spontana la rakontostilo! Ni legas kaj revenas al la infana tempo. Vera sorchajho!

    ResponderExcluir
  3. Linda história! Você deveria colocá-la num livro. Nossas crianças precisam de mais mensagens assim. Abraço grande e gxis revido!

    ResponderExcluir