terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Enigma




Amigo, nasci no terreiro,
em meio à roda da rapaziada que embevecida,
ouvia a batida de um coração a compassar...

Liberto, vadio no mundo e sem preconceito,
agito no peito, no canto e na arte ou na poesia
daquele que vive em solidão...

E para que eu me apresente não é necessário
apito, pandeiro, cuíca, chocalho ou a melodia
de um violão pra acompanhar.

Basta uma lata vazia, uma mesa de bar,
a cabrocha animada e a rapaziada hilariante,
esquecida do mal, a batucar...

Então eu assumo o comando, 
não peço, nem mando, abraço a todos,
num jeito malandro e me apresento...

- Quem sou eu? Sou o samba, afinal!


4 comentários:

  1. Charmoso autorretrato do samba, a cara do Brasil!
    Só falta a música, amiga! :-)

    ResponderExcluir
  2. Tre charma, fakte! Oni povas imagi la mulaton rideman, dancantan kun molaj kruroj kaj svingaj manoj, tamburetantan la plankon per lertmovaj piedoj...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dirce, mi preskaux sambis legante vian poemon, gxi rememoras "Petola Sambo" Belega !

    ResponderExcluir